TEDx Vitória

Pois é, a semana passada lá fui eu, rumo ao Porto para mais uma aventura. Desta vez para fazer parte da equipa de cenografia do TEDx Vitória.

Foi uma semana intensa, começando por conhecer pessoalmente a equipa com quem ia trabalhar,  já que só conhecia por internet.

Sendo eles o João e a Diana; e que equipa mais simpática! O João é arquitecto e a Diana cenógrafa, só faltava lá uma designer para completar! 

IMG_9731.jpg

1º Passo: Projectar casas do Porto. Primeiro começamos a desenhar os edifícios mais típicos da baixa portuense e depois arriscamos um bocado, fomos criativos! não é?

IMG_9725.jpg

2 º Passo: Corte e costura! 

Costura não havia, mas havia corte e muito corte!!!

3º Passo: Pintura 

Obrigada à Barbot por patrocinar as fabulosas tintas que utilizamos para dar cor à nossa cidade!

red-paint---1l.jpg

4º Passo: Montagem e adequação ao palco. 

Tendo em conta as dimensões reduzidas do palco, (2m x 5m) Tivemos que fazer um pouco de "ginástica", à hora de montar o cenário, mas no final resultou muito bem. Obrigada a todos que ajudaram!!! 

E eis o resultado!

549218_10151410163309321_251053158_n.jpg
IMG_9787.jpg
tedxvitoria_99.jpg

Aqui vemos a Alice Bernardo a falar do seu projecto: Roteiro Oficinal do Porto, um anuário que reúne todos os artesãos da cidade. Foto Joana Campos Silva. (as duas de baixo também sao da Joana ;) ! )

tedxvitoria_29.jpg
tedxvitoria_96.jpg
tedxvitoria_122.jpg

A equipa completa!!! Da esquerda para a direita,  Joana, Catarina, João, Miguel, Pedro, eu, Rita, Patricia, Paulo, Rui, Pedro, Mário e Diana. Estamos de parabéns, pois correu muito bem!

Faço também referencia às conferencias com que mais me identifiquei:

Miguel Barbot, que mostra que o Porto é uma cidade onde se pode e deve andar de bicicleta, fazendo referencia a varias cidades do Mundo com pendentes mais altas e com condições climáticas mais adversas. Também mostra exemplos de algumas pessoas que utilizam este meio de transporte na cidade sem qualquer problema. 

Aqui fica o link para o blog de Miguel Barbot:

Rita Ferreira falou do projecto Arrebita Porto, vencedor do Concurso Ideias de origem portuguesa, que combate o abandono do centro da cidade. Funciona através de um intercâmbio de "favores" entre os proprietários dos edifícios em mau estado e arquitectos ou engenheiros. Os propietarios dão alojamento ou comida e os arquitectos ou engenheiros o trabalho. No projecto também é necessário um apoio a nível de material que se consegue através de patrocinadores e também a colaboração de professores que acompanham o trabalho realizado. 

Mais información na pagina web:

João Barros falou-nos do conceito da Smart City aplicado à cidade do Porto. Aqui fica o link para o Centro de Competências para as cidades do Futuro, de que é responsável:

Alice Bernardo fala-nos do seu projecto, Roteiro Oficinal do Porto, que aglutina todos os artesãos da cidade num anuário. Um projecto muito interessante e útil. Aqui fica pagina web:

E já está! Agora é só esperar os vídeos das conferências para poder mostrar aqui! ;)